sábado, 24 de janeiro de 2009

A magia do alfabeto

NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
UM DIA A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
ALGUMAS SAIRAM ESCONDIDAS E FORAM À FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES. UM RAIO CAIU NA LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS.
AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIU AS VOGAIS E CONSOANTES(retirado do blog cantinho educativo)
Ano novo vida nova e casa nova também.Estou reformando minha casa e quero que tudo saia perfeito,por isso resolví utilizar a técnica do BAGUÁ para harmonizar a minha casa.

O Ba-guá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui. Ela tem oito lados, cada um representando um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda e aplica. Essa figura pode ser aplicada em um terreno, em um cômodo, em uma casa ou apartamento inteiro, etc. Cada um desses lados tem uma significação e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, otimizando, assim, todos os aspectos de sua vida.


O Ba-guá na sua casa



Você pode aplicar o Ba-guá em sua casa inteira ou em apenas um cômodo. Antes de mais nada, alinhe a figura do Ba-guá com a parede em que fica a porta de entrada do quarto ou da casa em que você irá aplicá-lo. Veja como exemplo as figuras abaixo. Repare que em alguns casos, alguns lados são menores ou inexistentes. O feng shui recomenda como solução para os guás faltantes a colocação de espelhos, sinos ou cristais nas paredes que se aproximam desse locais.




Abundância
Riqueza, dinheiro e fartura.

Modos de estimular:
- Mais luz,
- Cristais ou lustre suspenso
- Fonte ou aquário
- Moedas

Sucesso
Sua posição social, seus sonhos e como eles se realizam.

Modos de estimular:
- Objetos que inspirem a "ação"
- Mais luz
- Troféus, medalhas e prêmios
- Espelho redondo

Casamento
Relacionamentos afetivos e profissionais.

Modos de estimular:
- Fotos e objetos românticos
- Velas e castiçais
- Flores

Família
Pessoas que você gosta e ama, saúde.

Modos de estimular:
- Fotos de família
- Diplomas
- Móveis e objetos herdados
- Cristais

Filhos
Filhos e criatividade.

Modos de estimular:
- Fotos e trabalhos dos filhos
- Brinquedos
- Objetos e móveis que estimulem sua criatividade

Conhecimento
Espiritualidade e aprendizado.

Modos de estimular:
- Estantes de livros
- Escrivaninhas e mesas
- Objetos de vidro e cristal

Trabalho
Trabalho e carreira.

Modos de estimular:
- Computador, fax, etc.
- Espelho
- Plantas
- Objetos de metal

Amigos
Pessoas que podem ajudar você, viagens.

Modos de estimular:
- Cristais
- Quadros de paisagens
- Objetos relacionados a sua fé

Imagens e Geradores p/ Orkut

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sugestão para relatório individual

Sugestão para Relatório Individual

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:
organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Multiplicação rápida

Sabia que há um método rápido de multiplicar por nove, quando não nos lembramos da tabuada?

É só preciso usar os dedos e a cabeça também...

Supõe que queres calcular o produto de 9 por 4.

Levante as mãos abertas com os dedos esticados e as palmas voltadas para você. Se vais multiplicar por 4, dobre o quarto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 3. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades – 6.
Legal né,assim fica mais fácil...

Atividades com crachá

- Espalhar os crachás no meio da rodinha e pedir que os alunos procurem qual é o
seu.

- Misturar os crachás no chão, para separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas.

- Separar os crachás cujos os nomes comecem com a mesma letra.

- Separar os crachás que terminem com a mesma letra.

- Escolher um crachá cujo nome seja de um colega e entregar ao mesmo.

- Separar os crachás cujos nomes rimem entre si.

- Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.

- Usar os crachás para fazer a chamada didária.

- Separar os crachás cujos os nomes tenham o mesmo número de letras.

Atividades diversas:

O professor fará uma listagem dos nomes dos alunos para serem distribuídos entre eles:

- Recortar os nomes em formato de fichas.

- Colocar os nomes em ordem alfabética.

- Contar as letras dos nomes.

- Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome.

- Observar se há repetição de letras.

- Separar nomes que comecem com a mesma letra.

- Separar nomes que rimem entre si.

- Separar nomes que tenham o mesmo número de letras.

-Escrever novas palavras com as letras do nome.

-Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas. ativ.retirada do blog canto dos prof.