sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lenda da origem da fogueira de São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?
__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.




***




Interpretando o texto:

1. A lenda fala do nascimento de uma criança. Quem era essa criança?

...

2.Em que data aconteceu o fato que está registrado na lenda?

...

3.Quem era a mãe de João Batista, segundo a lenda?

...

4.Como Nossa Senhora ficou sabendo do nascimento de João Batista?


...

5.Você sabe o que é uma lenda? Vamos pesquisar?

...

6.Agora, crie você mesmo uma lenda sobre as festas juninas. Pode ser uma lenda que explique alguma comida típica, o casamento na roça, os enfeites, o costume de soltar balões etc. Solte sua imaginação e dê um título à sua lenda junina!

...

7.E por falar em balões... O que você sabe a respeito do hábito que as pessoas têm de soltar balões nesta época do ano? É um hábito saudável e correto? O que você pode fazer para ajudar a conscientizar essas pessoas do perigo dos balões?


...

8.Pense bem e escreva algumas coisas ruins que podem acontecer quando se solta balões:

...

9.Agora, mãos à obra! Você pode confeccionar um cartaz bem colorido comunicando às pessoas os perigos dos balões e deixando uma mensagem para que evitem esse hábito! Vamos lá?

...

10.Você costuma participar de festas juninas na sua escola, igreja ou cidade? Você gosta das festas? O que mais gosta nelas?

...

11.Imagine que você é o organizador de uma festa junina. Como seria a sua festa? O que teria nela? E o que não teria? Solte a sua imaginação!

...

(Fonte do texto: internet. Questões elaboradas por Liza-espaco educar)




Retirado do blog: Amiga da Educação

Modelo de relatório para Educação Infantil

AVALIACÃO DO ------------- (mês) DE 200.
PROFESSORA:-------------------------

ALUNO:-----------------------------------------------
Conteúdos Trabalhados:
Linguagem oral e escrita: Ampliação do vocabulário: reconto, narração e criação de novas histórias. Produção de textos coletivos. Reconhecimento e escrita do nome (próprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas. Atividades envolvendo alfabeto móvel.
Matemática: Aquisição de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemática e aplicá-los sempre que necessário. Ler e escrever numerais, associando-os ás quantidades que representam. Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.
História e Geografia: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor à família, escola, comunidade e pátria. Pesquisas brinquedos e brincadeiras de antigamente e feito uma comparação com os de hoje. Folclore brasileiro através de contos, pesquisas e vídeos.
Ciências: Identificação de dia e da noite e das estações do ano. Observação de fenômenos da natureza. As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. Alimentação. Plantas/.Animais.
Avaliação da professora:
Neste segundo trimestre, NOME DA CRIANÇA teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, NOME, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.